domingo, 30 de agosto de 2009

I Encontro dos Estudantesde Hotelaria - ENEH -

O I Encontro dos Estudantes de Hotelaria ENEH – Realizado pelos alunos do curso de Hotelaria (3º e 4º período) da Universidade Federal da Paraíba, teve como tema: O Setor Hoteleiro no Cenário Contemporâneo. O evento aconteceu no dia 26 de agosto de 2009 no Centro Cultural Fênix, sendo voltado para os alunos ingressantes no referido curso e interessados na área. Apresentando aos ingressos do curso de Hotelaria UFPB informações acerca dos segmentos da área, seus cenários e atuações, além de possibilitar aos alunos uma visão sobre a vivência prática da teoria vista em sala de aula como uma atividade de extensão. O I Encontro dos Estudantes de Hotelaria visou compartilhar com os estudantes da Universidade Federal da Paraíba um significativo momento de aprofundamento dos conhecimentos científicos construídos e sistematizados sobre o curso de Hotelaria, como também seus cenários e atuações. Pretendeu-se que os participantes pudessem conhecer um pouco da atuação de profissionais de sucesso, através das experiências vividas pelos palestrantes Alessandra Lontra (Agência de Turismo New Way), Diego Marques (Gerente comercial do Grupo Cajú), Ferdinando Lucena (Turismólogo e Gestor Executivo do Convention) e Denise Gadelha, MS.C de administração - UFAM), a fim de que os estudantes verificassem qual o perfil profissional de um bacharel em Hotelaria, reconhecendo em si, qual área se identifica mais com seu perfil e interesses. Uma vez que na sala de aula não é possível um contato direto com as vivências das mais diversas áreas de atuação do Turismo e Hotelaria. Agradecimento à todos os participantes!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Governo da Paraíba realiza ações para o fortalecimento do turismo local

As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado ao longo dos últimos cinco anos tem proporcionado não somente o aumento do número de turistas que visitam a Paraíba, mas também o incremento do setor nos diversos segmentos. Um exemplo foi a movimentação nos principais aeroportos paraibanos - Castro Pinto, em João Pessoa; e João Suassuna, em Campina Grande, que registraram, no período de 2003 a 2007, uma média de crescimento anual de 28% nos seus desembarques. Também se observou uma evolução nos meios de hospedagem em consequência da credibilidade das ações governamentais. No período de 2003 a 2008, o número desses meios de hospedagem teve um crescimento de 21% , saindo de 206 estabelecimentos no primeiro ano para 250 em 2008. Quanto ao número de leitos, houve um incremento no mesmo período acima de 27%, ou seja, passando de 11.810 para 15.026 leitos. Vale salientar que análise realizada pelo Sistema Integrado de Gestão (Indicador Trend) chegou à conclusão que a cidade de João Pessoa possui a menor diária média de hotel de todas as capitais brasileiras, segundo anúncio feito pelo diretor da operadora de turismo Trend, Daniel Santos, durante o 10º Workshop da Hotelaria Nacional, em Campinas (SP). Conforme o estudo, a média das tarifas cobradas pelos hotéis paraibanos custa R$ 109,00 por dia. A cidade de Porto Velho (Rondônia) foi considerada a mais cara, R$ 224,50. De olho neste setor que não para de crescer, o Governo do Estado já lança projetos para o próximo ano. A Paraíba está assegurando US$ 38 milhões junto ao Programa de Desenvolvimento Turístico - Prodetur Nacional. Desse total, US$ 25 milhões serão conseguidos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. O Ministério do Turismo assegura a contrapartida de US$ 15 milhões e, dentro destes recursos, para este ano, foram empenhados R$ 3 milhões, que permitirão a licitação do projeto de Urbanização do Vale do Jaguaribe em João Pessoa, no trecho que compreende as avenidas Ruy Carneiro e Beira Rio (José Américo de Almeida). Parte destes recursos também será destinada à implantação do binário do Conde, cujo projeto de rodovia com cerca de 10 km vai desafogar o trânsito dentro do distrito de Jacumã. O valor aproximado é de R$ 2,4 milhões. Outro investimento no setor turístico em 2009 será a implantação do sistema de patrulhamento com câmaras em toda orla de João Pessoa, cuja central de supervisão ficará na sede da PBTur.
Fonte: Adit Nordeste